Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

1º SIMULADO PAS UFLA

1. 
( GEOG) EM 20 DE JULHO DE 1969, NEIL ARMSTRONG PISOU NA LUA A MISSÃO APOLLO 11 LEVOU UMA TRIPULAÇÃO DE TRÊS ASTRONAUTAS QUE ENTRARAM PARA A HISTÓRIA AO POUSAREM E EXPLORAREM A LUA PELA PRIMEIRA VEZ

A noticia veiculada na mídia no dia 20 de julho deste ano comemorou os 50 anos da então chamada “Conquista da Lua”, evento que, por si só, significou um estrondoso feito tecnológico. No entanto, se aprofundarmos a análise sobre o fato em questão, percebe-se que ele se situa em um contexto histórico específico. Assinale a alternativa que situa CORRETAMENTE o fato ao contexto que lhe corresponde.

2. 
(LP) Leia as proposições a seguir a respeito do texto

Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas leituras
não era a beleza das frases, mas a doença delas.
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, esse gosto
esquisito.
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
-Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me
disse.
Ele fez um limpamento em meus receios.
O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença, pode muito que você carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas. . .
E se riu. Você não é de bugre? - ele continuou.
Que sim, eu respondi.
Veja que bugre só pega por desvios, não anda em estradas
- Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os
ariticuns maduros.
Há que apenas saber errar bem o seu idioma.
Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de agramática.

Fonte: In.:BARROS, Manuel de. O livro das ignorãças. 3ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 89.

I - O poeta identifica-se como um nativo da região, que tem contato direto com a realidade da língua e da terra e por isso tem legitimidade em sua criatividade e estilo de linguagem. II - Padre Ezequiel desconsidera a diversidade linguística e critica a criatividade do poeta no uso de uma linguagem coloquial. III - Padre Ezequiel é considerado como o primeiro professor de gramática do poeta, ou seja, alguém que legitimou o estilo de linguagem do autor que, por vezes, foge às regras gramaticais. IV - O poeta já no início da adolescência se identificava como alguém diferente pelo gosto de estruturas incomuns. V - Tanto o poeta quanto o seu preceptor concluem que não é preciso ter cuidado para produzir defeitos na frase.
Assinale a alternativa CORRETA:

3. 
( FIL/SOC) “A Forma é a plenitude essencial na qual cada objeto-imagem não pode ...

“A Forma é a plenitude essencial na qual cada objeto-imagem não pode recortar senão alguns traços, qualidades usurpadas que ele não pode guardar por muito tempo e sobre as quais não pode jamais fazer valer um direito essencial. Um marceneiro fabrica uma lançadeira para tecer linho, outro para tecer lã, uma para roupas leves, outra para roupas pesadas. Tal lançadeira perecível, fabricada e vista de tal uso particular, não pode, como uma caricatura, representar senão tal traço preciso da Lançadeira em si, e deve negligenciar todos os outros. É por isso ‘que há infinitamente mais nas ideias do que nas coisas’”.
Fonte: GOLDSCHMIDT, V. A religião de Platão. São Paulo: DIFEL, 1963, p. 42 e 43.

Em relação à teoria das ideias em Platão, é correto afirmar que a relação entre as coisas sensíveis e a Forma é de

4. 
(LP) Leia o poema abaixo, de Gregório de Matos,

Tristes sucessos, casos lastimosos,
Desgraças nunca vistas, nem faladas,
São, ó Bahia! vésperas choradas
De outros que estão por vir mais estranhosos:
Sentimo-nos confusos, e teimosos,
Pois não damos remédios às já passadas,
Nem prevemos tampouco as esperadas,
Como que estamos delas desejosos.
Levou-vos o dinheiro a má fortuna,
Ficamos sem tostão, real nem branca,
Macutas, correão, novelos, molhos:
Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna,
E é que, quem o dinheiro nos arranca,
Nos arrancam as mãos, a língua, os olhos.

Em relação ao poema de Gregório de Matos, é CORRETO afirmar que:

5. 
( ING) SOCIAL INCLUSION

What is it about?
As well as being a great benefit to participants’ physical and mental health, sport and physical activity can be extremely valuable in the context of social inclusion and integration. Such activities provide opportunities for marginalised and underprivileged groups, such as migrants and people at risk of discrimination, to interact and integrate with other social groups. Sport also provides those with a disability an opportunity to showcase their talents and challenge commonly-held stereotypes.
Why is it needed?
The social and societal contribution of sport does not always reach its full potential, given that the membership of sports clubs remains comparatively low amongst women and a variety of marginalised and underprivileged groups. Many of these groups are also under-represented amongst sporting professionals and volunteers or members of committees and governing bodies, whether at local, national, or European level.

Available at: https://ec.europa.eu/sport/policy/societal-role/social-inclusion_en. Accessed on 27 June 2019.

Using questions as subtitles is a strategy to help the reader to engage in the reading process. In these subtitles the author used the word "it" to

6. 
( GEOG) MERCOSUL E UE FECHAM MAIOR ACORDO ENTRE BLOCOS DO MUNDO

A manchete em questão é um marco histórico recente em termos de acordos de comércio global. As alternativas abaixo indicam componentes deste universo, EXCETO:

7. 
( HIST) “No Brasil, ao contrário do cenário encontrado no Oriente, onde vicejavam uma civilização e um comércio intenso, os portugueses só encontraram índios que viviam em estado de natureza. Praticamente nada produziam, nada vendiam, nada compravam. Para o comércio, a terra era, portanto, imprestável”.

A respeito dos primeiros anos do Brasil, após a chegada dos portugueses, em 1500, é CORRETO afirmar:

8. 
( GEOG) Nos últimos meses de 2019, nossa sociedade passou a conviver, através da mídia, com a nomenclatura própria do universo da hidrografia no sentido amplo e dos rios mais especificamente. Observe as informações abaixo e numere a coluna 2 de acordo com o seu correspondente hidrográfico da

COLUNA 1
1 – Foz
2 – Rios
3 – Regime
4 – Drenagem
COLUNA 2
( ) Nival/Pluvial/Misto
(  ) Endorreica/Arreica/Exorreica/Criptorreica
(   )  Estuário/Delta/Mista
(   )Afluentes/Subafluentes


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

9. 
( BIO) MITOSE

A mitose das células animais, comparada com a mitose das células vegetais, apresenta alguns aspectos diferentes. Um aspecto que ocorre somente nas células animais é:

10. 
( HIST) Analise as ideias contidas no fragmento de texto:

"Como se sabe, as próprias noções de bárbaro e barbárie vêm da história muito anterior, da antiguidade clássica. Na história da Europa, em alguns casos, essas gentes bárbaras vinham do norte." Fonte: Weffort, Francisco. Espada Cobiça e Fé- As origens do Brasil. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 2012.pg.63 Sobre o conceito de bárbaro difundido pelas civilizações clássicas, julgue as proposições:
I - eram vistos como os "de fora", os "estrangeiros", os "invasores" na maioria dos casos:
II - representavam os indivíduos que culturalmente eram ignorantes nos saberes grego e romano;
III - eram na sua grande maioria escravos oriundos de uma aristocracia nativa da Grécia e de Roma.
Assinale a alternativa CORRETA.

11. 
(QUIM)

O grau de ionização de algumas substâncias representa um parâmetro razoável para a classificação da sua acidez e depende de algumas propriedades, como a estabilidade dos íons gerados e a força que os mantém ligados. Um ácido é considerado forte quando apresenta elevado grau de ionização; do contrário, será considerado um ácido fraco. Marque a alternativa que representa um ácido forte.

12. 
(LP) TEXTO

Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas leituras
não era a beleza das frases, mas a doença delas.
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, esse gosto
esquisito.
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
-Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me
disse.
Ele fez um limpamento em meus receios.
O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença, pode muito que você carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas. . .
E se riu. Você não é de bugre? - ele continuou.
Que sim, eu respondi.
Veja que bugre só pega por desvios, não anda em estradas
- Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os
ariticuns maduros.
Há que apenas saber errar bem o seu idioma.
Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de agramática.

Fonte: In.:BARROS, Manuel de. O livro das ignorãças. 3ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 89.

Quanto ao texto , assinale a alternativa CORRETA:

13. 
( FIS) Linha imaginária..

A linha do equador é uma linha imaginária ao redor do meio do planeta Terra. A Terra é mais larga na linha do equador, com um raio de aproximadamente 6372 km. Vários países são cortados pela linha do equador, entre eles o Brasil. No Brasil, a linha do equador está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e do Amapá. Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do equador. Determine o módulo da velocidade linear de uma pessoa em Macapá sentada bem na linha imaginaria do equador, em relação ao centro da Terra. Considere o valor de aproximadamente 3.
O módulo da velocidade linear CORRETA é

14. 
( GEOG) Sobre a dinâmica do clima global, apresentam-se em seguida as proposições I, II e III:

I - Os movimentos bruscos de ar conhecidos como ciclones, furacões, tufões e tornados são diferenciados pelo local de formação e tamanhos.
II - Nas áreas de maiores altitudes, são comuns as chuvas orográficas. Nessas regiões, os totais anuais e mensais chegam a atingir valores muito elevados. Por exemplo: no norte da Índia, em determinada cidade, a média anual é de 11440 mm e em um único mês foram registrados 9300mm.
III - Nas proximidades da Linha do Equador, a temperatura é quase sempre muito elevada e não há a presença de grandes rios, o que acarreta evaporação intensa, baixa pressão e, consequentemente um período chuvoso que se estende por 10 ou 11 meses.

Assinale a alternativa CORRETA.

15. 
(MAT)

Um dos problemas na produção de alimentos é a quantidade perdida na cadeia produtiva. Considere que na produção de uma hortaliça, 5% do total produzido se perdem na colheita. Da quantidade colhida, 10% se perdem no transporte até o mercado consumidor e, no consumo doméstico, 10% se perdem.
Em relação ao total produzido no campo:

16. 
(ING) SOCIAL INCLUSION ( question 2)

What is it about?
As well as being a great benefit to participants’ physical and mental health, sport and physical activity can be extremely valuable in the context of social inclusion and integration. Such activities provide opportunities for marginalised and underprivileged groups, such as migrants and people at risk of discrimination, to interact and integrate with other social groups. Sport also provides those with a disability an opportunity to showcase their talents and challenge commonly-held stereotypes.
Why is it needed?
The social and societal contribution of sport does not always reach its full potential, given that the membership of sports clubs remains comparatively low amongst women and a variety of marginalised and underprivileged groups. Many of these groups are also under-represented amongst sporting professionals and volunteers or members of committees and governing bodies, whether at local, national, or European level.

Available at: https://ec.europa.eu/sport/policy/societal-role/social-inclusion_en. Accessed on 27 June 2019.

According to the passage, sport is...

17. 
( BIO) - Leia com atenção

A matriz extracelular é constituída por substâncias localizadas entre as células de um tecido e que preenchem o espaço entre elas. Essa matriz é fundamental para a realização das funções teciduais e é produzida pelas suas próprias células. A maior quantidade de matriz extracelular é observada no tecido

18. 
(ING) SOCIAL INCLUSION ( question 3)

What is it about?
As well as being a great benefit to participants’ physical and mental health, sport and physical activity can be extremely valuable in the context of social inclusion and integration. Such activities provide opportunities for marginalised and underprivileged groups, such as migrants and people at risk of discrimination, to interact and integrate with other social groups. Sport also provides those with a disability an opportunity to showcase their talents and challenge commonly-held stereotypes.
Why is it needed?
The social and societal contribution of sport does not always reach its full potential, given that the membership of sports clubs remains comparatively low amongst women and a variety of marginalised and underprivileged groups. Many of these groups are also under-represented amongst sporting professionals and volunteers or members of committees and governing bodies, whether at local, national, or European level.

Available at: https://ec.europa.eu/sport/policy/societal-role/social-inclusion_en. Accessed on 27 June 2019.

The apostrophe in line 1 "As well as being a great benefit to participants’ physical and mental health"(…) is used to

19. 
( QUIM)

Embora a água seja considerada o solvente universal, alguns poluentes permanecem insolúveis e podem ser tóxicos à vida aquática, por acumulação nos tecidos lipídicos dos peixes. Um tipo de poluente aquático que apresenta tais características é:

20. 
(FIS)

Uma pessoa pode sobreviver a impactos aparados com os pés de aproximadamente:
12 m/s contra o concreto;
15 m/s contra o solo de terra e
34 m/s contra água.
A lei que explica o motivo pelo qual os valores diferem para as diferentes superfícies é:

21. 
( HIST) “Em meados do século XV, as fontes portuguesas vêm preencher uma lacuna, informando-nos sobre os reinos da costa da África Ocidental, então em pleno desenvolvimento. O Golfo do Benin e a embocadura do Rio Zaire (Congo) foram importantes focos de civilização”

Sobre a história da África e seu contato com os portugueses, é CORRETO afirmar:

22. 
( MAT)

A taxa de juros cobrada em um cartão de crédito é 12% ao mês sobre o saldo devedor. João gastou em suas compras além de suas economias e ficou com um saldo devedor de R$ 800,00.
Caso João não pague o saldo devedor, ele chegará a R$ 1 256,00 em:
Considere: log10 (2) = 0,3; log10 (1,12) = 0,05; log10 (1256) = 3,1

23. 
( HIST) É coisa alegre a guerra...

É coisa alegre a guerra... Amamos tanto nossos companheiros na guerra. Quando vemos que a querela é justa e que o sangue combate bem, lágrimas nos vêm aos olhos. Ao coração chega uma doçura feita de lealdade e piedade ao ver seu amigo, que tão valentemente expõe seu corpo para fazer e realizar o mandamento de nosso criador. E depois nos dispomos a viver ou morrer com ele e, por amor, não abandoná-lo.(...)"
Fonte: fragmento de um trecho do Romance biográfico sobre Jean de Bueil escrito no século XVI com o título de "Le Jouvencel. in: HUIZINGA,Johan. O Outuno da Idade Média. São Paulo; Cosac Naify, 2013. p.111

As palavras do texto tanto poderiam ter sido pronunciadas por um soldado moderno quanto por um cavaleiro da Idade Média do século XV. Em parte, elas se ligam ao ideal de cavalaria. Exprimem a essência marcial da coragem.
No entanto elas retratam o modelo que passou a compor o ideal da cavalaria retratados tanto no imaginário histórico quanto literário.
Esse imaginário é:

24. 
( MAT) Um grupo de pessoas fretou de uma empresa um ônibus com capacidade de 40 passageiros para uma viagem. A empresa estabeleceu que cada passageiro pagará R$ 40,00 mais R$ 2,00 para cada assento vago no ônibus. O maior valor que poderá ser arrecadado pela empresa será de:

25. 
( BIO) Na fase citoplasmática do processo de respiração aeróbica, a molécula utilizada para a obtenção de energia é:

26. 
(FIL/SOC) “Ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo

“Ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo: ‘Mais sábio do que esse homem eu sou; bem provável que nenhum de nós saiba nada de om, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um nadinha mais sábio que ele exatamente em não supor que saiba o que não sei’. Daí fui ter com outro, um dos que passam por ainda mais sábio e tive a mesmíssima impressão; também ali me tornei odiado dele e de muitos outros.”
Fonte: PLATÃO. Defesa de Sócrates. Tradução de BRUNA, J. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987, V, VI.

O texto relata a descoberta por Sócrates, após consulta ao oráculo de Delfos, de ser o mais sábio dos atenienses. Tal acontecimento coloca Sócrates em oposição aos que eram considerados, por Platão, amantes da aparência e da opinião, isto é, os

27. 
( GEOG) O estudo do comportamento das populações não é recente e, nesse âmbito, as contribuições de Thomas Malthus (1766-1834), apresentadas em “Um ensaio sobre o princípio da população”, em 1798, foram de extrema importância. O autor indicava que a produção de alimentos crescia em uma progressão aritmética, enquanto a população crescia em progressão geométrica, fato pelo qual se entende o grande impacto do estudo na época.

As conclusões de Malthus se devem à sua análise sobre alguns comportamentos populacionais e à consequente queda das condições de vida da população. São comportamentos populacionais à época do estudo, EXCETO:

28. 
(BIO) A teoria de que seres vivos surgem somente a partir de outros seres vivos é conhecida como:

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