Escola Estadual João Melo Gomide

Resumo sobre Revolução Industrial

A Revolução Industrial é chamada de Revolução por trazer componentes cruciais para essa denominação, como amplas mudanças em diversos setores, por exemplo, a economia, mudanças sociais, culturais e políticas, entre outros.

O surgimento das fábricas e da sua dinâmica de trabalho causa, literalmente, uma revolução em todos os sistemas até então conhecidos. Portanto, é de suma importância estudar e entender a Revolução Industrial.

Mas como ocorreu algo tão grande? É preciso entender o sistema de produção pré-Revolução Industrial para compreender as suas mudanças. Veja como era o trabalho anterior a esse período:

Artesanato -> Manufatura -> Maquinofatura

No artesanato, predominante até a Idade Média, não existe uma divisão das etapas de produção. Ou seja, o artesão produz tudo, desde a primeira etapa até a sua fase final. Além disso, o dono da oficina do artesanato também trabalha como artesão. Sendo assim, não há uma divisão de hierarquias no trabalho, todos detêm a mesma importância ao longo da produção.

O que é manufatura

Já na manufatura, estamos falando de um processo de produção mais comum à Idade Moderna, a partir do Séc XV e XVI. Nela, existe uma pequena divisão de funções e etapas, além de ter uma clara separação de hierarquias. Portanto, o dono daquela manufatura já não vende mais a sua mão de obra.

Maquinofatura

A partir do Séc XVIII, temos a aparição da maquinofatura com o uso da energia mecânica e da máquina à vapor. Aqui haverá uma subdivisão do trabalho, com máquinas realizando tarefas cada vez mais específicas na cadeia produtiva.

O pioneirismo inglês na Revolução Industrial

O berço da Primeira Revolução Industrial foi a Inglaterra. Isso se deu graças ao modelo mercantilismo adotado pelo país, que gerou um grande acúmulo de capital por parte da burguesia. Portanto, havia capacidade de investir em novas tecnologias de produção.

Além disso, a Inglaterra foi também um dos berços da Revolução Científica que precedeu a Revolução Industrial. Ou seja, era um país com características muito propícias para o desenvolvimento naquele período.

As principais características da Primeira Revolução Industrial

Por fim, antes de começar a sua lista de questões sobre Revolução Industrial, vamos entender listar as principais características da Primeira Revolução Industrial:

  • 1ª Fase (1760 – 1850): caracterizada principalmente pelo uso do carvão e do ferro. Os principais setores são o têxtil e o alimentício. Junto da Inglaterra, figuram como países principais nesta etapa a França e a Bélgica.

 

História : Revolução Industrial

A Revolução Industrial transformou profundamente a ordem econômica mundial. Suas origens estão na Inglaterra. Sobre a Revolução Industrial é correto afirmar?

I – Foi uma necessidade da burguesia que para implantar a industrialização acabou com o poder político absoluto da monarquia.
II – A máquina à vapor e o tear hidraúlico foram importantes fatores técnicos que substituiram a força física pela força mecânica colaborando para o aumento da produção e diminuição de custos com mão de obra.
III – Triunfo da ideologia neoliberal;
IV- Fortalecimento do sistema familiar de produção;
V- Fim da hegemonia marítima.
Após analisar as afirmativas acima marque a opção correta:

O pioneirismo inglês na Revolução Industrial foi possível devido a uma série de fatores, entre os quais podemos afirmar como corretos:

I- Devido a extinção do tráfico de escravos negros que propriciou a implantação do trabalho assalariado.
II – Após a assinatura do Tratado de Methuen com Portugal que abriu os portos aos navios ingleses.
III – Acúmulo de capital obtido pela exploração das colônias inglesas, principalmente na América do Norte.
IV- Mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas e importantes jazidas minerais de carvão.
V- A ocupação do poder político pela burguesia evidenciando a supremacia do Estado liberal burguês.
Após analisar as afirmativas acima marque a opção correta:

Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Qual das alternativas abaixo explica melhor este movimento?

(PUCCAMP) “O produto da atividade humana é separado de seu produtor e apropriado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem.” A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:

Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais invenções que foi fundamental para a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial foi possível por uma série de fatores. Em relação a grande quantidade de mão de obra disponível para trabalhar nas fábricas podemos afirmar que está relacionada:

As idéias de Adam Smith e David Ricardo foram de importante fundamentação para a Revolução Industrial. As teorias destes dois pensadores estão relacionadas respectivamente a:

Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:

Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?

Rolar para cima