As Características do Romantismo
“Resumo sobre o romantismo
O romantismo é um estilo de época que surgiu na Alemanha.
O marco histórico para o surgimento do romantismo é a Revolução Francesa.
É um estilo de época caracterizado pelo excesso sentimental.
Em Portugal, seus principais autores são Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis.
No Brasil, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar são importantes nomes do romantismo.”
Contexto histórico na Europa
O Romantismo foi um movimento cultural que nasceu em um momento de grandes rupturas na Europa. O pensamento iluminista gerou uma ideologia liberal, contrária às políticas absolutistas que vigoravam até então. A burguesia tornava-se cada vez mais a classe social dominante, substituindo as monarquias por meio de diversos processos revolucionários em todo o velho continente – a Revolução Francesa é um dos maiores exemplos desse período. Nesse contexto, a arte romântica representou o pensamento da nova classe que surgia, apresentando novos princípios éticos, morais e estéticos.
Contexto histórico no Brasil
Assim como na Europa, nas antigas colônias, tais quais o Brasil, movimentos contrários à submissão imposta pelas metrópoles surgiam – um exemplo é a Inconfidência Mineira – durante os anos que antecederam o Romantismo.
Em verdade, no período romântico brasileiro, que compreende boa parte do século XIX, pode-se perceber a descolonização do país, em 1808, e sua independência, em 1822. Além disso, é importante dizer que a libertação dos escravos, em 1888, e a Proclamação da República, em 1889, são fatos históricos relacionados à cultura romântica.

Time's up