Escola Estadual João Melo Gomide

Resumo sobre movimentos sociais

Como o próprio nome diz, os movimentos sociais são sobre movimentação, transformação, mudança. São ações coletivas que têm como intenção a transformação social ou a manutenção de determinada ordem social. Alguns movimentos, ainda, reivindicam a volta de modelos de vida que já existiram. Por isso, os movimentos sociais sempre têm um caráter político. Eles têm correlação com o Estado, seja se opondo a ele ou promovendo apoio.

No Enem e vestibulares caem questões tanto sobre os movimentos sociais clássicos quanto os contemporâneos. Os movimentos sociais clássicos são aqueles que surgem no século XIX e XX. Estão relacionados à organização dos trabalhadores diante da instituição do capitalismo e da industrialização. Lutam contra as desigualdades sociais e condições de trabalho.

Nesse momento, as lutas estão travadas entre dois grupos, ou classes sociais: os burgueses e os proletários. Os movimentos sociais dessa época se organizam, principalmente, por meio da greve.

Em 1960, ocorre uma ebulição de movimentos sociais. Nesse período, a sociedade capitalista também passa por mudanças. Outras questões, que não puramente de ordem econômica, emergem de maneira central para disputas, lutas e reivindicações de direitos e espaço.

Movimentos sociais - maio de 1968
Estudantes franceses protestando durante maio de 1968.

São exemplos desses movimentos sociais: movimento feminista, movimentos estudantis, movimento negro, movimento ambientalista, movimento LGBT, etc. Todos eles trazem outras questões para manifestação social. Vale lembrar que, nessa época (anos 1960), a América Latina passava por ditaduras militares. Nesse contexto, os movimentos sociais atuavam contra os regimes vigentes.

A partir de 1990, surgem novas configurações de movimentos sociais que trazem outras questões para debate. Esses movimentos começam a utilizar a internet para promover a conscientização e mudanças sociais.

 

Blog do Enem

Welcome to your Sociologia : Movimentos Sociais

QUESTION 1 (UECE/2020/Janeiro)

Leia com atenção o seguinte fragmento a respeito dos movimentos sociais na era da Internet:

“Os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos em torno dos quais as instituições da sociedade se transformaram a fim de representar esses valores, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se, em primeiro lugar, mediante um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional. Como os meios de comunicação de massa são amplamente controlados por governos e empresas de mídia, na sociedade em rede, a autonomia de comunicação é basicamente construída nas redes da internet e nas plataformas de comunicação sem fio. As redes sociais digitais oferecem a possibilidade de deliberar sobre e coordenar as ações de forma amplamente desimpedida.

Entretanto, esse é apenas um componente do processo comunicativo pelo qual os movimentos sociais se relacionam com a sociedade em geral. Eles também precisam construir um espaço público, criando comunidades livres no espaço urbano. Uma vez que o espaço público institucional, o espaço constitucionalmente designado para a deliberação, está ocupado pelos interesses das elites dominantes e suas redes, os movimentos sociais precisam abrir um novo espaço público que não se limite à Internet, mas se torne visível nos lugares da vida social”.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

Considerando a compreensão de Castells acerca dos movimentos sociais na “era da Internet”, assinale a afirmação verdadeira.

QUESTÃO 2 (UEPG PR/2020)

Sobre os movimentos sociais no Brasil, assinale o que for correto. 
( mais de uma alternativa)

QUESTÃO 3 -(ENEM MEC/2016)


Para além de objetivos específicos, muitos movimentos sociais interferem no contexto sociopolítico e ultrapassam dimensões imediatas, como foi o caso das mobilizações operárias, ocorridas em 1979 na cidade de São Paulo. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que lutavam por seus direitos, essas mobilizações contribuíram com o(a)

QUESTÃO 4-(ENEM MEC/2018)


Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado ao(à)

QUESTÃO 5-(ENEM MEC/2021)

O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.

CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).

A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.

QUESTÃO 6 (ENEM MEC/2017)

Uma área de cerca de 101,7 mil metros quadrados, com um pátio ferroviário e uma série de armazéns de açúcar abandonados pelo poder público. Quem olha de fora vê apenas isso, mas quem conhece a história do Cais José Estelita sabe que o local faz parte da história de Recife, sendo um dos cartões-postais e um dos poucos espaços públicos que restam na capital pernambucana. E é por isso que um grupo está lutando para evitar que as construções sejam demolidas por um consórcio de grandes construtoras para construção de prédios comerciais e residenciais.

BUENO, C. Ocupe Estelita: movimento social e cultural  defende marco histórico de Recife. Ciência e Cultura, n. 4, 2014.

A forma de atuação do movimento social relatado evidencia a sua busca pela

Rolar para cima