Escola Estadual João Melo Gomide

Semana Escolar de Combate á Violência Contra a Mulher

Contextualização Histórica
O dia 25 de novembro foi instituído como o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu esse dia como lembrança do 25 de novembro de 1960, quando as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.
No Brasil, o dia 10 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data impulsiona a reflexão sobre os números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combate-lá. O dia 10 de outubro de 1980 foi marcado por um movimento que começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país. A partir daí, a data faz parte do calendário das celebrações femininas em nosso país.
No Brasil, em agosto de 2006, foi sancionada a Lei Federal nº11.340, conhecida com Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher

Rolar para cima