Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

AS CORES DA DESIGUALDADE

ÁREA DO CONHECIMENTO:HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS / MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PROJETO DE VIDA

PROFESSORES : ANA CLÁUDIA DE MELLO SILVÉRIO E SÉRGIO DOMINGOS SIMÃO

 

Habilidade(s)
CE1 (EMCHS101, EM13CHS103, EM13CHS106)
CE 4 (EM13CH402)
CE5 (EM13CHS502, EM13CHS504)
CE6 (EM13CHS601, EM13CHS606)
Integração com Matemática e suas Tecnologias:
CE1 (EM13MAT104)
CE4 (EM13MAT406, EM13MAT407)
PROJETO DE VIDA
CUIDADO COM O OUTRO E COM O MUNDO

AS CORES DA DESIGUALDADE
A atividade foi retirada do livro: CONEXÕES – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS – ÉTICA E CIDADANIA. Editora MODERNA.
A atividade entre saberes traz um artigo com informações de pesquisas e estatísticas produzidas pelo IBGE que apontam importantes indicadores da desigualdade racial que ainda persiste no Brasil. Após leitura e discussão e reflexão sobre as questões levantadas, os alunos reuniram-se em grupos para realizar a atividade proposta.
Cada grupo produziu um gráfico com os dados estatísticos apresentados no texto. O professor de matemática auxiliou na escolha do tipo de gráfico e o método mais adequado para produzi-lo.
Após finalizar a primeira etapa, os alunos coletaram outros dados através de pesquisas na internet com indicadores da desigualdade racial no Brasil atual. Os alunos foram instruídos a consultar fontes oficiais, confiáveis e atualizadas para produção e posterior análise temporal. Visto que os dados apresentados pelo artigo são do ano de 2016 e 2017.
Com os gráficos prontos, foi realizado estudo das desigualdades raciais no Brasil elaborando conclusões e ações afirmativas para superação das desigualdades analisadas.

 

Publicado 14/09/23 ás 18:27

Rolar para cima