Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

Criação de jogos didáticos de Química Orgânica

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza

Componente Curricular: Laboratório Criativo

Professora: Tamiris Assis

Ano: 3º ano do Ensino Médio 

 

Habilidades:

Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

 

Objetivo: Criação de jogos didáticos de Química Orgânica

 

A utilização de jogos didáticos, em geral, pode ser um apoio à aprendizagem de conceitos e representações, pois além de proporcionar aos alunos experiências significativas no campo do conhecimento, também exploram o lado afetivo e social do aluno.

Durante o desenrolar dos jogos surgirão experiências reais de trocas cognitivas e afetivas entre os alunos, ao mesmo tempo que permitem ao professor trabalhar como mediador do processo de aprendizagem. Além disso, os jogos trazem consigo um caráter lúdico, onde aluno passa ver os conteúdos como algo “prazeroso” e menos “traumático”.

Entretanto é preciso se ter cuidado especial quando se trabalha com jogos didáticos em sala de aula para que esses não se tornem apenas uma brincadeira, embora o lado lúdico seja igualmente importante. Jogos ditos didáticos tem uma finalidade maior do que a ludicidade, ou seja são instrumentos para desenvolver o pensamento lógico dos alunos contribuindo para a aprendizagem de conceitos.

– Foi realizada inicialmente uma busca na internet por jogos didáticos já existentes, verificando quais os materiais necessários para produção do jogo escolhido.

– Nas aulas seguintes foi realizada a elaboração dos jogos.

Rolar para cima