Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

A Sociologia como Ciência: resumo com simulado Enem

Veja a origem histórica da Sociologia como Ciência. Entenda o propósito de estudar, analisar, compreender e de explicar os fatos sociais a partir de uma estruturação de pensamento social. Veja Auguste Comte; Durkheim; Karl Marx; e Max Weber.

A origem da Sociologia

Na origem desta acepção está o francês Auguste Comte (1798-1857), que no século XIX foi  ele um dos pioneiros na área. Ele foi o autor do pensamento positivista, que consitia em partir dos princípios e fenômenos das ciências naturais para tentar compreender e organizar o funcionamento da sociedade.

Vem daí a proposição de “Ordem e Progresso”. Mas isso levou Comte a cometer alguns equívocos. A física social, criada por Comte, e que depois se tornará a Sociologia, se constrói, neste primeiro momento, como uma ciência quantitativa, na qual os dados de pesquisa seriam capazes de construir teorias precisas sobre a sociedade. Para isso, a análise dos dados deveria ser prática, objetiva.

Contudo, Auguste Comte se utiliza dos princípios das ciências naturais para analisar os fenômenos sociais e isso o levou a alguns equívocos. A física social, criada por Comte, que depois se tornará a Sociologia, se constrói, neste primeiro momento, como uma ciência quantitativa, na qual os dados de pesquisa seriam capazes de construir teorias precisas sobre a sociedade. Para isso, a análise dos dados deveria ser objetiva.

Welcome to your Simulado Enem- A Sociologia como Ciência

1-(UEG GO/2014)

A sociologia surge como ciência no século XIX. Ela nasce numa época marcada pela ideia de criar ciências positivas da sociedade, período em que são criadas as ciências humanas. Alguns sociólogos discutem a relação entre a sociologia e filosofia. Durkheim, por exemplo, apresenta Montesquieu e Rousseau como precursores da sociologia.

Nesse sentido, a sociologia

2-(UEG GO/2010)

“Após a onda milenária da era rural, após a onda bem mais breve do maquinismo industrial, mil novos sintomas anunciam o advento de uma terceira onda, de uma era pós-industrial capaz de exaltar a dimensão criativa das atividades humanas, privilegiando mais a cultura do que a estrutura. […] A informação e o conhecimento oferecem muito mais oportunidade a quem os detém”.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Rio de Janeiro, Record, 1998. In: OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. 24. ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 105. (Adaptado).

3-(UEG GO/2013)

A sociologia estuda os valores como sendo produtos sociais e históricos, marcados por uma diferenciação que seria produto da divisão social. A filosofia, por sua vez, aborda os valores no contexto da discussão sobre o humano e a ética. Os quadrinhos apresentados mostram uma discussão sobre valores que é, ela mesma, valorativa. Manolito diz que lê sobre cotações do mercado de valores e Mafalda pergunta-se se trata de valores morais, espirituais ou humanos, e a resposta é de que se trata “dos que servem para alguma coisa”. Essa discussão entre os personagens mostra que a palavra “valores” remete a sentidos diferentes. A respeito da relação entre as tiras e a questão dos valores, tal como abordada pela sociologia e filosofia, tem-se o seguinte:

4-(UFLA MG/2009)



As duas charges denotam duas questões em voga na sociedade brasileira atual – a influência da mídia e a violência, que provocam diversas questões sociológicas. Julgue os itens.

I – A violência é um dos eternos problemas da teoria social e da prática política e das relações sociais no Brasil e no mundo.
II – O advento da sociedade de massas ampliou a influência da mídia e da sociedade de consumo na manipulação e dominação de classes menos favorecidas economicamente.
III – A ampliação dos mecanismos do capitalismo pós‐industrial é um dos únicos argumentos que justifica a ampliação da mídia e das formas de violência.
IV – O advento das mídias digitais de comunicação por rede de computadores é a justificativa para o surgimento da violência estrutural.
V – A violência é um complexo e dinâmico fenômeno biopsicossocial que caracteriza a vida em sociedade, e a mídia é o conjunto que caracteriza os meios de comunicação de massas.
Somente são CORRETAS:

5-(ENEM )

A cultura ocidental acentuadamente antropocêntrica foi marcada por processos convergentes de desenvolvimento técnico-científico e acumulação de riquezas, propiciados pela expansão colonial, que resultaram na revolução industrial, no fortalecimento da ideia de progresso e no processo de ocidentalização do mundo.

FERREIRA, L. C. Dilemas do século XX: ideias para uma sociologia da questão ecológica.
InSILVA, J. P. (Org.) Por uma Sociologia do século XX. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).

 

Esse processo de acumulação de riquezas no Ocidente, por longos séculos, se fez à custa da degradação do meio natural. Do ponto de vista da cultura e do imaginário ocidental moderno, isso se deveu à

6-(UEG GO)

A reflexão sobre o poder político acompanhou a história da filosofia desde a antiguidade e o pensamento sociológico desde seu surgimento na sociedade moderna. Nos últimos anos vêm ocorrendo diversas manifestações, protestos e revoltas em todo mundo. A esse respeito, com base no pensamento filosófico e sociológico, verifica-se que

7-(UEG GO)

No que diz respeito aos pensadores clássicos da Sociologia, é CORRETO afirmar:

Rolar para cima