Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

BIOLOGIA: A Primeira Lei de Mendel

As Ervilhas de Mendel

Em um dos experimentos que realizou, Mendel cruzou plantas que produziam ervilhas amarelas com plantas que produziam ervilhas verdes. Antes de realizar este experimento, ele selecionou ao longo de algumas gerações plantas que só produziam sementes amarelas, assim como plantas que só produzissem sementes verdes.

Com estas plantas, Mendel realizou cruzamentos artificiais, em que ele pegava o pólen de uma variedade de ervilha e aplicava-os no gineceu (parte feminina) de outra planta.  Essas primeiras plantas foram chamadas de geração Parental ou P.

As sementes resultantes desse cruzamento geraram plantas cujas ervilhas eram todas amarelas, chamadas de geração F1. Como a geração F1 foi produzida a partir de plantas com duas características diferentes, a geração F1 desse cruzamento foi também considerada por Mendel como híbrida.

Então, você, assim como Mendel naquela época, deve estar pensando: Ué, mas onde foi parar a característica verde? Para responder a esta pergunta, Mendel cruzou os indivíduos híbridos.O resultado desse cruzamento (geração F2) foi muito interessante: foram produzidas 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes. Ou seja, uma proporção de 3 sementes amarelas para 1 verde.

O aparecimento de sementes verdes mostrou a Mendel que o fator para a produção de ervilhas verdes não havia desaparecido durante o primeiro cruzamento e sim que ele não teria conseguido se expressar.

Veja na imagem uma representação gráfica do Experimento de Mendel com o cruzamento de ervilhas verdes e amarelas

A partir dessa ideia, Mendel passou a chamar o fator para a ervilha amarela de “dominante” e o fator para a ervilha verde de “recessivo”.

Nasciam os fundamentos das Leis de Mendel. Foi o início, a largada historicamente reconhecida para o estudo científico da transmissão das características hereditárias, muito antes do estudo dos cromossomos. Mendel é o ‘pai da genética’.

Dessa maneira, Gregor Mendel levantou algumas hipóteses:

  1. todos os organismos possuem um par de fatores responsável por cada característica que apresenta;
  2. os fatores de cada característica são recebidos dos pais, cada um dos pais contribui com um fator do par;
  3. quando um indivíduo possui dois fatores diferentes, geralmente apenas um deles pode se manifestar (o dominante) e o outro ficar “escondido” ou inativado (o recessivo);
  4. os fatores geralmente não se misturam e nos gametas eles aparecem em doses simples.

 

Esta última conclusão ficou conhecida como 1ª Lei de Mendel ou lei da segregação de um par de fatores.

Biologia: A Primeira Lei de Mendel.

1-

(UCS RS/2009)

A cor da pele humana depende de pelo menos dois pares de alelos, localizados em cromossomos homólogos. A interação gênica que determina a cor é denominada __________. Entretanto, a cor da pele pode sofrer variações influenciadas pelo ambiente, pois as pessoas que tomam banho de sol ficam bronzeadas, isto é, ficam com cor mais escura devido ao aumento do pigmento chamado ___________.

 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

2-

(UEPG PR/2009)

De acordo com a primeira lei de Mendel, um caráter é determinado por um par de fatores (alelos) que se separam de forma independente na formação dos gametas. Assim, no momento da fecundação ocorre a combinação dos alelos carregados pelos gametas, gerando o genótipo do descendente.

Sobre esse fenômeno, assinale o que for correto.
(duas opções)

3-

(UEM PR/2012)

Com base nos fundamentos da primeira lei de Mendel e nos conceitos comumente usados em genética, é correto afirmar:
(duas opções)

4-

(UFRS/2000)

A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Genes pode ser relacionada a uma das fases do processo meiótico. Assinale a alternativa que apresenta a fase referida.

5-

(OBB/2014)

Observe a figura abaixo que representa algumas conclusões de Mendel.


A primeira lei de Mendel concluiu que “cada característica é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas e voltam a se combinar na formação do novo indivíduo”. Pode se afirmar que o fenômeno crucial para garantir a pureza dos gametas descrita por Mendel é a (o):

6-

(UFLA MG/2000)

A primeira Lei de Mendel refere-se :

7-

(FPS PE/2014)

Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.

1) Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.
2) Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.
3) Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.
4) No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.
5) Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.

 

Estão corretas, apenas:

8-

Um menino tem o lobo da orelha preso e pertence a uma família na qual o pai, a mãe e a irmã possuem o lobo da orelha solto. Esta diferença não o incomodava até começar a estudar genética e aprender que o lobo da orelha solto é um caráter controlado por um gene com dominância completa. Aprendeu também que os grupos sanguíneos, do sistema ABO, são determinados pelos alelos IAIB e i. Querendo saber se era ou não filho biológico deste casal, buscou informações acerca dos tipos sanguíneos de cada um da família. Ele verificou que a mãe e a irmã pertencem ao grupo sanguíneo O e o pai, ao grupo AB.

Com base no enunciado é correto afirmar que

Rolar para cima