Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

As Características do Romantismo

O Romantismo no Brasil: Castro Alves, Gonçalves Dias, José de Alencar, Casimiro de Abreu e outros gigantes daquela época. 

A proposta do Romantismo era superar os tempos do Classicismo e do Racionalismo. A busca era de uma aproximação maior com as ruas, ao invés dos palácios.

Romantismo: estilo de época vigente entre os séculos XVIII e XIX, apresentou visão teocêntrica sobre a realidade. As obras desse período valorizaram a emoção e foram marcadas pelo excesso sentimental.

O Romantismo no Brasil

No nosso país, duas publicações dão início ao Romantismo brasileiro, publicadas em Paris, por Gonçalves de Magalhães, em 1836. São elas a revista Niterói e o livro de poesias Suspiros poéticos e saudades.

A princípio, romântico era tudo o que estava oposto ao clássico. Ou seja, a Idade Média entrou no lugar dos modelos da Antiguidade Clássica, principalmente, de maneira clara, nos seus últimos séculos, coincidindo com o surgimento da burguesia.

O indivíduo passa a ser o foco principal,  em total relevância a imaginação e os sentimentos, resultando em uma interpretação subjetiva da realidade. A natureza e os indígenas ganharam um espaço de relevância.

Nessa época, surgiu um público que consumia a literatura, tornando-a mais popular, diferente dos estilos de outras épocas, que possuíam características clássicas. Então, o romance, seria a forma mais acessível da manifestação literária.

O aspecto formal da literatura romântica foge do que é padronizado e estetizado do Classicismo. O verso livre, que não possui métrica e tampouco estrofação, e o verso branco, que não possui rima, fazem a poesia romântica.

O emprego da forma livre combina plenamente com o ideal do romântico, que é o individualismo e do subjetivismo.

Nacionalismo e Natureza no Romantismo Brasileiro

O nacionalismo era um conteúdo cultivado pelos românticos, manifestando exaltação da natureza de seu país, retornando às histórias do passado e criando um herói nacional, como belos e valentes cavalheiros medievais, no caso da literatura europeia.

A natureza tem o seu papel, dando vários significados, como, por exemplo, em alguns momentos, ela será exaltada e funcionará como uma extensão do país, e em outros momentos será uma espécie de refúgio da vida agitada dos grandes centros urbanos do século XIX.

 

  • O romantismo foi um estilo de época surgido no final do século XVIII.

  • O fato histórico que condiz com os ideais românticos foi a Revolução Francesa.

  • A literatura, a música e a pintura românticas foram carregadas de sentimentalismo.

  • O romantismo apresentou estas fases: nacionalista, ultrarromântica e social.

  • Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco foram os principais nomes do romantismo português.

  • Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar foram os principais autores românticos do Brasil.

Principais características do romantismo
→ Características do romantismo na literatura

A literatura romântica apresenta:

  • subjetividade;

  • exagero sentimental;

  • adjetivação excessiva;

  • uso recorrente de exclamações;

  • nacionalismo;

  • ideais libertários;

  • idealização do amor e da mulher;

  • temática amorosa;

  • bucolismo;

  • visão teocêntrica;

  • valorização dos costumes burgueses;

  • fuga da realidade.

É da obra de José de Alencar, que cultua a figura do índio, que temos os mais conhecidos romances indianistas, como O Guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874) ou O Sertanejo (1875), entre outros.

Manuel Antônio de Almeida também se destaca com o romance Memórias de um sargento de milícias ( 1852), publicado nos folhetins do jornal Correio Mercantil. O romance foca em figuras mais humildes e marginalizadas, uma característica típica do romantismo dessa geração.

LITERATURA: ROMANTISMO

Questão 1 (Enem)

Leito de folhas verdes

Brilha a lua no céu, brilham estrelas,
Correm perfumes no correr da brisa,
A cujo influxo mágico respira-se
Um quebranto de amor, melhor que a vida!

A flor que desabrocha ao romper d’alva
Um só giro do sol, não mais, vegeta:
Eu sou aquela flor que espero ainda
Doce raio do sol que me dê vida.

DIAS, G. Antologia poética. Rio de Janeiro: Agir, 1979 (fragmento).

Na perspectiva do romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela

Questão 2 (UEFS)

Minha desgraça

Minha desgraça, não, não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
E meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco...

Não é andar de cotovelos rotos,
Ter duro como pedra o travesseiro...
Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido
Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...

Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que o meu peito assim blasfema,
É ter para escrever todo um poema,
E não ter um vintém para uma vela.

AZEVEDO, Álvares de. Minha Desgraça. Lira dos vinte anos. São Paulo: FTD, 1994. p. 194. (Coleção Grandes Leituras).

Indique V ou F, conforme seja o item verdadeiro ou falso.

O poema revela

( ) um eu comandado pelo racionalismo.

( ) o humor como artifício de ocultamento de um drama.

( ) o sentimento irônico em face dos limites da vida prática.

( ) a indignação romântica contra a realidade material da vida.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

QUESTÃO 3

“No período romântico, a Literatura de cada nação européia buscava freqüentemente colocar em evidência seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes medievais. (…) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo.”
(José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza. Iniciação à Literatura Brasileira, p. 115)
Esta reflexão se refere ao:

QUESTÃO 4-

Em relação ao Romantismo, é verdadeiro afirmar que foi uma corrente literária

QUESTÃO 5-

Assinale a alternativa correta sobre a prosa romântica no Brasil.

QUESTÃO 6

Acerca da protagonista do romance Iracema, de José de Alencar, pode-se dizer que

I. é uma heroína romântica, tanto por sua proximidade com a natureza, quanto por agir em nome do amor, a ponto de romper com a sua própria tribo e se entregar a Martim.
II. é uma personagem integrada à natureza, mas que se corrompe moralmente depois que se apaixona por um homem branco civilizado e se entrega a ele.
III. possui grande beleza física, descrita com elementos da natureza, o que faz da personagem uma representação do Brasil pré-colonizado.
Está(ão) correta(s)

QUESTÃO 7

Leia o seguinte fragmento de I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.

II Em fundos vasos d’alvacenta argila
Ferve o cauim;
Enchem-se as copas, o prazer começa,
Reina o festim.

O prisioneiro, cuja morte anseiam,
Sentado está,
O prisioneiro, que outro sol no ocaso
Jamais verá!

A dura corda, que lhe enlaça o colo,
Mostra-lhe o fim
Da vida escura, que será mais breve
Do que o festim!

Contudo os olhos d’ignóbil pranto
Secos estão;
Mudos os lábios não descerram queixas
Do coração.

Mas um martírio, que encobrir não pode,
Em rugas faz
A mentirosa placidez do rosto
Na fronte audaz!
DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: I-Juca Pirama seguido de Os Timbiras.
Porto Alegre: L&PM Pocket, 1997. p. 13.

Durante o Romantismo, foram simultaneamente escritos poemas com características líricas e épicas. Nessa perspectiva, o fragmento de I-Juca Pirama constitui uma mistura de gêneros por

QUESTÃO 8-

Leia os dois excertos da poesia de Castro Alves.

Texto 1
Senhor Deus dos Desgraçados!
Dizei-me Vós, senhor Deus!
Se é loucura…se é verdade
Tanto horror perante os céus…

Texto 2
Na selva sombria de tuas madeixas,
nos negros cabelos de moça bonita,
fingindo a serpente que enlaça a folhagem,
formoso enroscava-se o laço de fita.

Sobre esses versos e seu autor, podemos afirmar:

1. os excertos representam as duas tendências da sua poesia: social/condoreira e lírico/amorosa.
2. superando o individualismo dos românticos brasileiros, Castro Alves deu a sua arte um sentido social e revolucionário, como podemos ver no excerto 1.
3. seu lirismo amoroso poetizou as mulheres em ardentes versos, como vemos no excerto 2, em linguagem muito rebuscada.

Estão corretas:

QUESTÃO 9-

Em relação ao Romantismo é correto afirmar que

QUESTÃO 10-

O Romantismo, no Brasil, nasceu com o projeto de se criar uma literatura nacional, diversa da portuguesa e, principalmente, da que fora cultivada nos três primeiros séculos da colonização. Dentro desse discurso de autonomia literária e identidade nacional, assinale a alternativa correta sobre a prosa e a poesia romântica brasileira

QUESTÃO 11

Leia o trecho abaixo, extraído de Navio Negreiro, de Castro Alves, e as alternativas.

Era um sonho dantesco!… o tombadilho,
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros… estalar de açoite…
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar…

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

Nesse fragmento, o poeta

I. denuncia a permanência do tráfico de escravos, embora esse tenha sido proibido pela Lei Eusébio de Queirós, de 1850.
II. descreve a luta dos negros, transportados no navio, contra os seus opressores, apontando para a possibilidade de libertação.
III. usa as exclamações como suporte para o tom de indignação e repúdio ao ato escravocrata.
IV. alude, com a expressão “sonho dantesco” ao “Inferno”, de A Divina Comédia, para enfatizar o drama dos condenados à escravidão.

As afirmativas corretas são

Rolar para cima