Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

Simulado Enem- provas anteriores

Welcome to your 3º SIMULADO ENEM - provas anteriores

Questão 1. (ARTE e EDUCAÇÃO FÍSICA)

QUESTÃO 2

Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor: educação física. São Paulo, 2008. Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por:

QUESTÃO 3

Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de
alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos
e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos
elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa
utilizar seu corpo — incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes —,
de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de
uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto,
considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando

QUESTÃO 4-

Linotipos O Museu da Imprensa exibe duas linotipos. Trata-se de um tipo de máquina de composição de tipos de chumbo, inventada em 1884 em Baltimore, nos Estados Unidos, pelo alemão Ottmar Mergenthaler. O invento foi de grande importância por ter significado um novo e fundamental avanço na história das artes gráficas. A linotipia provocou, na verdade, uma revolução porque venceu a lentidão na composição dos textos executada na tipografia tradicional, em que o texto era um composto à mão, juntando tipos móveis um por um. Constituía-se, assim, no principal meio de composição tipográfica até 1950. A linotipo, a partir do final do século XIX, passou a produzir impressos a baixo custo, o que levou informação às massas, democratizou a informação. Promoveu uma revolução na educação. Antes da linotipo, os jornais e revistas eram escassos, com poucas páginas e caros. Os livros didáticos eram também caros, pouco acessíveis. Disponível em: http://portal.in.gov.br Acesso em: 23 de fev 2013 (adaptado)

O texto apresenta um histórico da linotipo, uma máquina tipográfica inventada no século XIX e responsável pela dinamização da imprensa.
Em termos sociais, a contribuição da linotipo teve impacto direto na:

QUESTÃO 5- ( Matemática)

FADEP (2015) O regime de chuvas no Brasil está cada vez menor, o que influencia negativamente na maior matriz energética nacional, que envolve a produção de energia através de hidrelétricas. Uma das formas de se evitar racionamentos ou apagões é economizar. A economia de energia elétrica pode ser feita, por exemplo, trocando o chuveiro de aquecimento elétrico por um de aquecimento por placas de obtenção de energia solar. Considerando que uma família que utiliza chuveiros com funcionamento à base de energia elétrica resolva instalar aquecimento por energia solar. Ainda, que o chuveiro possua potência elétrica de 3.000W, funcionando diariamente por 1 hora, qual seria a economia financeira realizada em um mês (30 dias) por essa família, sabendo que o custo do kWh é de R$ 0,50? (Para os cálculos, desconsiderar qualquer imposto incidente sobre o preço do kWh, bem como os custos com a instalação dos equipamentos).

QUESTÃO 6 ( INGLÊS)

BEYONCÉ IN ‘FORMATION’: ENTERTAINER, ACTIVIST, BOTH?
On Saturday afternoon, Beyoncé released “Formation,” her first new song since 2014, on Tidal and YouTube in advance of
her Sunday appearance at the Super Bowl 50 halftime show at Levi’s Stadium in Santa Clara, Calif. The song’s subject is familiar
Beyoncé self-affirmation, and the video is among the most politically direct work she’s done in her career, with implicit commentary
on police brutality, Hurricane Katrina and black financial power. […]
CARAMANICA, Jon e outros. Beyoncé in ‘Formation’: Entertainer, Activist, Both? New York Times. 6 fev. 2016.
Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.
Beyoncé é uma das mais famosas cantoras e compositoras norte-americanas, eleita em 2014 pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.
De acordo com o texto, o videoclipe da música Formation, de Beyoncé

QUESTÃO 7 - ( INGLÊS)

THE DAFFODILS
By William Wordsworth
I wandered lonely as a Cloud
That floats on high o’er Vales and Hills,
When all at once I saw a crowd
A host of dancing Daffodils;
Along the Lake, beneath the trees,
Ten thousand dancing in the breeze.
The waves beside them danced, but they
Outdid the sparkling waves in glee: –
A Poet could not but be gay
In such a laughing company:
A gaz’d – and gaz’d – but little thought
What wealth the shew to me had brought:
For oft when on my couch I lie
In vacant or in pensive mood,
They flash upon that inward eye
Which is the bliss of solitude,
And then my heart with pleasure fills,
And dances with the Daffodils
WORDSWORTH, William. Poems In Two Volumes, Vol. 2 2005. Edição: 10.
.
Acesso em: 20 out. 2016.
O poeta inglês William Wordsworth é conhecido por expressar a relação entre homem e natureza. No poema retratado, sobre um campo de narcisos, percebe-se que o eu lírico

QUESTÃO 8- ( LINGUA INGLESA)

If children live with criticism, they learn to condemn. If children live with fear, they learn to be apprehensive. If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves. If children live with ridicule, they learn to feel shy. If children live with tolerance, they learn patience. If children live with praise, they learn appreciation. If children live with acceptance, they learn to love. If children live with approval, they learn to like themselves. If children live with recognition, they learn it is good to have a goal. If children live with sharing, they learn generosity. If children live with fairness, they learn justice. If children live with kindness and consideration, they learn respect. If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live. NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytraditions.com. Acesso em: 30 jul. 2012. Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar.
Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças

QUESTÃO 9- ( INGLÊS)

LETTER TO THE EDITOR: Sugar fear-mongering unhelpful By The Washington Times Tuesday, June 25, 2013 In his recent piece “Is obesity a disease?” (Web, June 19), Dr. Peter Lind refers to high-fructose corn syrup and other “manufactured sugars” as “poison” that will “guarantee storage of fat in the body.” Current scientific research strongly indicates that obesity results from excessive calorie intake combined with a sedentary lifestyle. The fact is Americans are consuming more total calories now than ever before. According to the U.S. Department of Agriculture, our total per-capita daily caloric intake increased by 22 percent from 2,076 calories per day in 1970 to 2,534 calories per day in 2010 — an additional 458 calories, only 34 of which come from increased added sugar intake. A vast majority of these calories come from increased fats and flour/ cereals. Surprisingly, the amount of caloric sweeteners (i.e. sugar, high-fructose, corn syrup, honey, etc.). Americans consume has actually decreased over the past decade. We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done, but demonizing one specific ingredient accomplishes nothing and raises unnecessary fears that get in the way of real solutions. JAMES M. RIPPE Shrewsbury, Mass. Disponível em: www.washingtontimes.com. Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).
Ao abordar o assunto “obesidade”, em uma seção de jornal, o autor

QUESTÃO 10-( LITERATURA )

Um amor desse Era 24 horas lado a lado Um radar na pele, aquele sentimento alucinado Coração batia acelerado Bastava um olhar pra eu entender Que era hora de me entregar pra você Palavras não faziam falta mais Ah, só de lembrar do seu perfume Que arrepio, que calafrio Que o meu corpo sente Nem que eu queira, eu te apago da minha mente Ah, esse amor Deixou marcas no meu corpo Ah, esse amor Só de pensar, eu grito, eu quase morro AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento). Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo.
Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

QUESTÃO 11-

Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson. DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017. Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de

QUESTÃO 12-

Uma ouriça Se o de longe esboça lhe chegar perto, se fecha (convexo integral de esfera), se eriça (bélica e multiespinhenta): e, esfera e espinho, se ouriça à espera. Mas não passiva (como ouriço na loca); nem só defensiva (como se eriça o gato); sim agressiva (como jamais o ouriço), do agressivo capaz de bote, de salto (não do salto para trás, como o gato): daquele capaz de salto para o assalto. Se o de longe lhe chega em (de longe), de esfera aos espinhos, ela se desouriça. Reconverte: o metal hermético e armado na carne de antes (côncava e propícia), e as molas felinas (para o assalto), nas molas em espiral (para o abraço). MELO NETO, J. C. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. Com apuro formal, o poema tece um conjunto semântico que metaforiza a atitude feminina de

QUESTÃO 13-

Blues da piedade Vamos pedir piedade Senhor, piedade Pra essa gente careta e covarde Vamos pedir piedade Senhor, piedade Lhes dê grandeza e um pouco de coragem CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento). Todo gênero apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. A letra de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual

QUESTÃO 14-

QUESTÃO 15-

Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição. ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n. 1, jan.-abr. 2010 (adaptado). A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a

QUESTÃO 16- FÍSICA

O físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) realizou vários trabalhos fundamentais para o surgimento da nova física, dentre estes, destacamos o estudo da queda dos corpos, sobre o qual ele fez várias experiências com o objetivo de estudar as leis do movimento dos corpos em queda. A respeito destas experiências, analise as proposições a seguir, desprezando o efeito do ar.

  1. A aceleração do movimento era a mesma para todos os corpos.
  2. Se dois corpos eram soltos juntos, o mais pesado chegava ao solo no mesmo instante que o mais leve.

III. Se dois corpos eram soltos juntos, o mais pesado chegava ao solo com velocidade maior que o mais leve.

 

A partir da análise feita, assinale a alternativa correta:

QUESTÃO 17 ( GEOGRAFIA)

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma eficiente ferramenta tecnológica utilizada na orientação, tanto na navegação aérea, terrestre e marítima quanto para gerenciar as propriedades rurais, baseando em satélites que cruzam a Terra duas vezes ao dia.

Considerando o uso do GPS na agricultura, é INCORRETO assinalar que esse instrumento possibilita:

QUESTÃO 18- ( GEOGRAFIA)

Analise as proposições em relação à localização e à orientação na superfície terrestre.

I. Pode-se orientar pela Lua, porque ela surge sempre no Oeste e põe-se no Leste.
II. As estrelas não são pontos confiáveis para a orientação, com exceção do Cruzeiro do Sul, que não realiza movimento.
III. O GPS é dotado de um receptor de pelos menos três satélites para definir a sua posição o que o torna mais preciso que uma bússola.
IV. Latitude é a distância medida em graus do Meridiano de Greenwich a um lugar qualquer da superfície terrestre.
V. Os pontos subcolaterais ficam entre os cardeais e os colaterais.

Assinale a alternativa correta.

QUESTÃO 19- QUIMICA

(UEMG/2017)

Uma reação química hipotética é representada pela seguinte equação:

 

A(g) + B(g) → C(g) + D(g) e ocorre em duas etapas:

A(g) → E(g) + D(g) (Etapa lenta)

E(g) + B(g)  → C(g) (Etapa rápida)

 

A lei da velocidade da reação pode ser dada por

Rolar para cima