Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

QUÍMICA : CONFIGURAÇÃO DOS ELÉTRONS

Simulado Enem - Química: Configuração dos elétrons

1-(UEPG PR)

O número de elétrons do ânion X2– de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre, esse átomo de gás nobre apresenta distribuição eletrônica igual a 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 e número de massa 40. Diante disso, assinale o que for correto.
( duas opções)

2-(ESCS DF)

Em 2013, o comércio internacional de minério de ferro foi de 1,23 bilhão de toneladas, dado que ilustra claramente o fenômeno da globalização. Nesse cenário, o Brasil ocupa posição de destaque porque possui a segunda maior reserva do planeta, em termos de ferro contido no minério. Os dois principais minérios encontrados no Brasil são a hematita (Fe2O3) e a magnetita (Fe3O4). O ferro também é comumente encontrado na siderita (FeCO3).

No estado fundamental de energia, um átomo de ferro possui exatamente

3-Faculdade Santo Agostinho BA

A dipirona sódica, representada pela fórmula estrutural, é um fármaco vendido sem restrições médicas e usado como analgésico. No entanto, a bula desse medicamento alerta que a dipirona pode causar distúrbios cardíacos, do sistema imunológico, da pele e tecido, dentre outros

Considerando-se as informações e as propriedades dos compostos orgânicos, é correto afirmar:

4-UNITAU SP

Um elemento químico X apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p4. Podemos afirmar que, na tabela periódica, esse elemento químico está localizado no

5-Unioeste PR

Um átomo possui configuração eletrônica, cujo orbital mais energético é o 3d. Este orbital se encontra semi-preenchido. A respeito da configuração eletrônica deste átomo é CORRETO afirmar.

6-UNINORTE AC

A Região Amazônica, além da densa floresta tropical, apresenta áreas de vegetação aberta, não florestais, localizadas sobre depósitos minerais de interesse econômico, como o do minério tantalita – constituído por compostos de ferro, manganês, nióbio e tântalo –, e o do ouro. Atividades antrópicas necessárias para a extração desses minerais contribuem para a degradação das áreas não florestais.

 

Considerando-se essas informações, as propriedades e a posição dos elementos químicos na Tabela Periódica, é correto afirmar:

7-UFU MG

O texto faz referência às conclusões de Bohr ao explicar as dificuldades teóricas do modelo atômico rutherfordiano.

 

A história do Modelo de Bohr

 

  1. Que a energia radiada não é emitida (ou absorvida) da maneira contínua admitida pela eletrodinâmica clássica, mas apenas durante a passagem dos sistemas de um estado “estacionário” para outro diferente.
  2. Que o equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários é governado pelas leis da mecânica clássica, não se verificando estas leis nas transições dos sistemas entre diferentes estados estacionários.
  3. Que é homogênea a radiação emitida durante a transição de um sistema de um estado estacionário para outro, e que a relação entre a frequência n e a quantidade total de energia emitida é dada por E = hn, sendo h a constante de Planck.
  4. Que os diferentes estados estacionários de um sistema simples constituído por um elétron que gira em volta de um núcleo positivo são determinados pela condição de ser igual a um múltiplo inteiro de h/2 a razão entre a energia total emitida durante a formação da configuração e a frequência de revolução do elétron. Admitindo que a órbita do elétron é circular, esta hipótese equivale a supor que o momento angular do elétron em torno do núcleo é igual a um múltiplo inteiro de h/2p.
  5. Que o estado “permanente” de um sistema atômico – isto é, o estado no qual a energia emitida é máxima – é determinado pela condição de ser igual a h/2p o momento angular de cada elétron em torno do centro da sua órbita.

Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s04.html&gt;
Acesso em: 15 abr. 2017.

 

O problema que motivou Bohr a propor suas explicações e, consequentemente, seu modelo, baseou-se em qual das seguintes considerações?

8-UDESC SC

O quadro abaixo apresenta o número de prótons, nêutrons e elétrons de quatro espécies químicas.

Com base no quadro, analise as proposições.

I. A espécie I é um isótopo da espécie II

II. A espécie II é o ânion Cl

III. A espécie III tem distribuição eletrônica: [Ar]4s23d104p4

IV. A espécie IV é o cátion Li+

V. A espécie I é um átomo neutro

 

Assinale a alternativa correta.

9-Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

O ciclo do enxofre na natureza é complexo e envolve espécies químicas gasosas, como o sulfeto de hidrogênio, H2S, e o dimetilsulfeto, (CH3)2S, ‒ composto químico volátil, liberado na atmosfera por processos biológicos ocorridos no oceano ‒, minerais pouco solúveis em água, a exemplo do sulfeto de chumbo(II), PbS(s), e uma variedade de substâncias em solução aquosa, entre as quais, o ácido sulfúrico, H2SO4(aq), principal constituinte da chuva ácida.

MANAHAN, Stanley E., Química Ambiental.
Porto Alegre: Bookman, e. 9, 2013, p. 34-35. Adaptado.

 

Considerando-se essa informação, associada aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:

10-ACAFE SC

Baseado nos conceitos sobre distribuição eletrônica, analise os itens a seguir.

 

I. 24Cr = [Ar] 4s2 3d4

II. 29Cu = [Ar] 4s2 3d9

III. 26Fe2+ = [Ar] 4s2 3d4

Assinale a alternativa correta.

Rolar para cima