Escola Estadual João Melo Gomide

Escola Estadual João Melo Gomide

CARRINHO DE BRINQUEDO MOVIDO A ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA

Turma: 2º reg 4

Professora: Samantha Lemos

Número de aulas: 3 aulas

Conceito: A energia potencial elástica (Epel) é a energia armazenada em um corpo elástico quando ele é deformado, seja por compressão ou por estiramento. Essa energia é liberada quando o corpo volta à sua forma original.

Objetivo: Projetar e construir um carrinho de brinquedo movido a energia potencial elástica, utilizando materiais simples e reciclados.

 

Materiais:

1 goma elástica número 18

2 gominhas de cabelo

4 tampas de refrigerante

2 palitos de picolé

1 canudinho grosso de refrigerante

1 espeto para churrasco

1 palito de dente

Metodologia:

 

  1. Planejamento:

Técnica criativa: Discutir em grupo as diferentes formas de construir um carrinho movido a energia potencial elástica.

Esboço: Desenhar um esboço do carrinho, incluindo as medidas e a disposição dos materiais.

Lista de materiais: Reunir todos os materiais necessários para a construção do carrinho.

  1. Construção:

*Estrutura:

-Prender as tampas de refrigerante aos espetos para churrasco com cola quente, formando as rodas do carrinho.

-Unir os palitos de picolé em forma de (V) com cola quente.

-Fixar o canudinho nos palitos de picolé, formando o eixo do carrinho.

-Unir as rodas ao eixo com cola quente.

-Unir os pedaços de palitos de dente, um na interseção dos palitos de picolé e o outro no centro do eixo traseiro com cola quente.

*Mecanismo de propulsão:

-Prender a goma elástica número 18 ao primeiro palito de dente ao eixo traseiro.

-Prender as gominhas de cabelo nas rodas traseiras, para facilitar o atrito com a superfície.

*Acessórios:

Decorar o carrinho com adesivos, tinta de papel, cola colorida, papelão, ou outros materiais reciclados.

  1. Testes e ajustes:

Funcionamento: Engatar a goma elástico nº18 aos pedaços de palitos de dente de modo que fique tensionada girando as rodas.

Ajustes: Ajustar a tensão da goma elástica, o peso do carrinho para otimizar seu desempenho. e verificar se o carrinho se move ao soltá-lo.

  1. Apresentação:

Apresentar o carrinho para a turma, explicando seu funcionamento e os princípios físicos envolvidos.

Demonstrar o funcionamento do carrinho e realizar uma corrida com os demais carrinhos da turma.

Conclusão:

Ao construir e testar o carrinho de brinquedo movido a energia potencial elástica, os alunos:

Compreenderam o conceito de energia potencial elástica e sua aplicação em um sistema real.

As leis de Newton envolvidas.

Desenvolveram habilidades de planejamento, construção e resolução de problemas.

Estimularam a criatividade e o trabalho em equipe.

Conscientizaram-se sobre a importância da reutilização de materiais reciclados.

Extensões:

Construir carrinhos com diferentes designs e mecanismos de propulsão.

Medir a distância percorrida pelo carrinho e comparar o desempenho de diferentes modelos.

Pesquisar outras formas de armazenar energia e utilizá-la para movimentar objetos.

 

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