CARRINHO DE BRINQUEDO MOVIDO A ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA
Turma: 2º reg 4
Professora: Samantha Lemos
Número de aulas: 3 aulas
Conceito: A energia potencial elástica (Epel) é a energia armazenada em um corpo elástico quando ele é deformado, seja por compressão ou por estiramento. Essa energia é liberada quando o corpo volta à sua forma original.
Objetivo: Projetar e construir um carrinho de brinquedo movido a energia potencial elástica, utilizando materiais simples e reciclados.
Materiais:
1 goma elástica número 18
2 gominhas de cabelo
4 tampas de refrigerante
2 palitos de picolé
1 canudinho grosso de refrigerante
1 espeto para churrasco
1 palito de dente
Metodologia:
- Planejamento:
Técnica criativa: Discutir em grupo as diferentes formas de construir um carrinho movido a energia potencial elástica.
Esboço: Desenhar um esboço do carrinho, incluindo as medidas e a disposição dos materiais.
Lista de materiais: Reunir todos os materiais necessários para a construção do carrinho.
- Construção:
*Estrutura:
-Prender as tampas de refrigerante aos espetos para churrasco com cola quente, formando as rodas do carrinho.
-Unir os palitos de picolé em forma de (V) com cola quente.
-Fixar o canudinho nos palitos de picolé, formando o eixo do carrinho.
-Unir as rodas ao eixo com cola quente.
-Unir os pedaços de palitos de dente, um na interseção dos palitos de picolé e o outro no centro do eixo traseiro com cola quente.
*Mecanismo de propulsão:
-Prender a goma elástica número 18 ao primeiro palito de dente ao eixo traseiro.
-Prender as gominhas de cabelo nas rodas traseiras, para facilitar o atrito com a superfície.
*Acessórios:
Decorar o carrinho com adesivos, tinta de papel, cola colorida, papelão, ou outros materiais reciclados.
- Testes e ajustes:
Funcionamento: Engatar a goma elástico nº18 aos pedaços de palitos de dente de modo que fique tensionada girando as rodas.
Ajustes: Ajustar a tensão da goma elástica, o peso do carrinho para otimizar seu desempenho. e verificar se o carrinho se move ao soltá-lo.
- Apresentação:
Apresentar o carrinho para a turma, explicando seu funcionamento e os princípios físicos envolvidos.
Demonstrar o funcionamento do carrinho e realizar uma corrida com os demais carrinhos da turma.
Conclusão:
Ao construir e testar o carrinho de brinquedo movido a energia potencial elástica, os alunos:
Compreenderam o conceito de energia potencial elástica e sua aplicação em um sistema real.
As leis de Newton envolvidas.
Desenvolveram habilidades de planejamento, construção e resolução de problemas.
Estimularam a criatividade e o trabalho em equipe.
Conscientizaram-se sobre a importância da reutilização de materiais reciclados.
Extensões:
Construir carrinhos com diferentes designs e mecanismos de propulsão.
Medir a distância percorrida pelo carrinho e comparar o desempenho de diferentes modelos.
Pesquisar outras formas de armazenar energia e utilizá-la para movimentar objetos.